Então...Que dúvida cruel heim: agente ou a gente???
Nesse caso ambas estão corretas e pertencem a mesma classe gramatical, ou seja, ambas são substantivos.
GENTE: quando nos referimos a pessoas, povo, grupo de pessoas.
Ex.: Toda essa GENTE não parou de chegar o dia inteiro.
Ex.: Será que a GENTE vai conseguir viajar cedo?
O último exemplo é onde cometemos mais erros por conta do artigo "a".
AGENTE: pessoa que age, que trata de negócios; membro de uma corporação...
Ex.: O AGENTE da saúde veio hoje aferir minha pressão.
PS.: Embora GENTE signifique muitas pessoas, está no singular e por isso o verbo obrigatoriamente tem que acompanhá-la. Por exemplo: Muita gente bebeu.... Muita gente dançou... E por aí vai.
Espero ter ajudado! Bjs, Carol Melo
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário