Tenho visto várias coisas escritas erradas em blogs, orkuts, e-mails e outros. Claro, não sou a versão feminina do Aurélio nem tão pouco sou a Ofenísia nem Lígia Sales, muito embora tenha estudado com a Lígia. Mas, o uso do me/mim dói nos olhos e nos ouvidos.
ME e MIM:
Ambos são pronomes oblíquos. O ME vai sempre completar o sentido de um verbo sem auxílio de preposição. Já o MIM é o contrário, ou seja, será sempre seguido de uma preposição, seja ela qual for, (de, a, para, sem, por...).
Exemplo: Maria MIM ofereceu um drink.
Note que depois do pronome aparece somente o verbo “oferecer”. Neste caso a sentença está errada. Podemos escrevê-las de outras formas.
1) Maria ME ofereceu um drink.
2) Maria ofereceu-ME um drink.
3) Maria ofereceu um drink A MIM. (Note neste caso o uso do MIM já que a preposição “a” antecede o pronome).
Espero ter ajudado. Beijos, Carolina Melo
quinta-feira, 25 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

adooooooooooooooooooooooooro!!!!
ResponderExcluir