? ??????????????Just Maybe? ????? ?? ???Nota: 4,4 (5 Avaliações)??304 Hoje agarra. 5780 Grabs Total. ?????
?Preview?? | ??Obter o código?? ?? ?????Beautiful Butterfly? ????? ?? ???Nota: 4,3 (284 Avaliações)??293 Hoje agarra. 52468 Grabs Total. ??????Preview?? | ??Obter o código?? ?? ????? BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?
Powered By Blogger
Egoísmo é não dividir com o outro tantos sentimentos inerentes a uma alma. Aqui divido o que penso, o que gosto e o que não sei sem obrigação, sem evadir de mim, mas também sem revelar tudo pois que graça teria?! [Carolina Melo]



quinta-feira, 25 de março de 2010

Me ou Mim???

Tenho visto várias coisas escritas erradas em blogs, orkuts, e-mails e outros. Claro, não sou a versão feminina do Aurélio nem tão pouco sou a Ofenísia nem Lígia Sales, muito embora tenha estudado com a Lígia. Mas, o uso do me/mim dói nos olhos e nos ouvidos.
ME e MIM:
Ambos são pronomes oblíquos. O ME vai sempre completar o sentido de um verbo sem auxílio de preposição. Já o MIM é o contrário, ou seja, será sempre seguido de uma preposição, seja ela qual for, (de, a, para, sem, por...).
Exemplo: Maria MIM ofereceu um drink.
Note que depois do pronome aparece somente o verbo “oferecer”. Neste caso a sentença está errada. Podemos escrevê-las de outras formas.
1) Maria ME ofereceu um drink.
2) Maria ofereceu-ME um drink.
3) Maria ofereceu um drink A MIM. (Note neste caso o uso do MIM já que a preposição “a” antecede o pronome).

Espero ter ajudado. Beijos, Carolina Melo

Um comentário: